NÚCLEOS E GRUPOS DE PESQUISA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

 

  • NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E MEMÓRIA – EDUCAMEMÓRIA

Coordenação: Carmo Thum e Vânia Alves Martins Chaigar

Telefone: (53) 3293-5111

E-mail: educamemoria@yahoo.com.br

Site: http://www.educamemoria.furg.br/

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7618353976070150

FOCOS DE AÇÃO

- Investigação, análise e produção acadêmica sobre os processos de vida dos diferentes grupos humanos e suas relações com a vida cotidiana.

- Investigação e produção de materiais educativos sobre mundo rural e memória, cidade e memória.

- Processos formativos comunitários e institucionais.

- Espaços de guarda e produção da memória individual e coletiva.

OBJETIVOS

Aglutinar profissionais professores e acadêmicos em processos de ensino, extensão, investigação, análise e produção acadêmica sobre os processos da Educação e da Memória no âmbito da Educação formal e não-formal.

LINHAS PROGRAMÁTICAS ENVOLVIDAS

- Formação de professores

- Patrimônio cultural, histórico e natural

- Metodologias e estratégias de ensino/ aprendizagem

- Direitos individuais e coletivos

 

  • OBSERVATÓRIO DOS CONFLITOS URBANOS E SÓCIOAMBIENTAIS NO EXTREMO SUL DO BRASIL

Coordenação: Carlos Roberto da Silva Machado

E-mail: observatoriodeconflitos@gmail.com

Site: observatoriodosconflitosrs.blogspot.com.br

 

  • NÚCLEO DE ESTUDOS EM EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – NUEPEC

Telefone: (53) 3293-5311

E-mail: nuepec@furg.br

Site: http://www.nuepec.furg.br/

  

  • NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - NEPE

Coordenação: Maria Renata Alonso Mota e Simone Santos de Albuquerque

Telefone: (53) 3293-5001

E-mail: nepe@furg.br

Site: www.nepe.furg.br/

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2106049726676752

 

  • NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA ONÍRICA - NUPEEO

Telefone: (53) 3293-5113

E-mail: filosofoonirico@yahoo.com.br

Site:

 

  • NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO - NEEJAA

Telefone: (53) 3233-6993

E-mail: sabrina.barreto@gmail.com

Site:

 

  • NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DA TERCEIRA IDADE - NUTI

Coordenação: Iván Gregorio Silva Miguel

Telefone: (53) 3233-6865

E-mail: ivansilvamiguel@furg.br 

Site: https://www.facebook.com/nuti.furg

 

  • NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO FILOSÓFICA - NESEF EXTREMO SUL (FURG)

Coordenação: Filipi Vieira Amorim (líder) e Alana das Neves Pedruzzi (vice-líder)

E-mails: filipi_amorim@yahoo.com.br e alanadnp@gmail.com 

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9270659282435927

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - Regional Extremo Sul, foi criado em abril de 2020 como Unidade Regional (do NESEF) estabelecida na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A nível nacional, o NESEF foi criado em 1999, institucionalizado em 2002, e certificado pelo CNPq em 2009; desde então, encontra-se sediado na UFPR e composto por inúmeras Instituições de Ensino do Brasil. No âmbito do NESEF Extremo Sul, mantém-se duas linhas de estudos e pesquisas: i) Filosofia da Educação e Ensino; ii) Ensino de Filosofia. O NESEF Extremo Sul propõe atividades de pesquisa, ensino e extensão articuladas à Rede Interinstitucional de Pesquisa em Educação Filosófica.

 

  • NÚCLEO DE PESQUISA ESTÉTICO-AMBIENTAL SOBRE O TEATRO NA EDUCAÇÃO - NUPEATRO

Coordenação: Luciana Netto Dolci

E-mail: : lndolci@hotmail.com 

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0221220315002488

O Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação – NUPEATRO, está vinculado ao Instituto de Educação – IE e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. É liderado pela professora Luciana Netto Dolci e constituído por professores da educação básica, mestres, mestrandas, pedagogas, licenciadas, bolsistas de Iniciação Científica e licenciandos da Universidade Federal do Rio Grande.

O NUPEATRO tem buscado desenvolver pesquisas sobre os processos de Formação Docente com o enfoque na Educação Ambiental, Educação Estética e Teatro na Educação. O objetivo do NUPEATRO é compreender quais os significados da experiência com o teatro na formação, bem como compreender as potencialidades da Educação Estético-Ambiental na formação docente e nas práticas pedagógicas. As linhas de pesquisa do Núcleo são: Teatro na Educação; As Potencialidades da Educação Estético-Ambiental na formação docente e a Perspectiva Crítica da Educação Estético-Ambiental.

O Núcleo possui o projeto de pesquisa - Educação Estética: os sentidos e os significados do teatro na formação docente, sendo desenvolvido desde 2015. Também desenvolve outros projetos de pesquisa, a saber: Educação Estético-Ambiental: Novas Aprendizagens e Novos Significados na Formação Docente em Tempos de Distanciamento Social; Pedagogia Estético-Ambiental na Formação Docente. E desenvolve os projetos de ensino - Educação Estética: a influência da experiência com o Teatro na formação de educadores e o Teatro na Pedagogia, com os graduandos do curso de Pedagogia Licenciatura Plena que pertencem à disciplina de Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa para crianças, jovens e adultos I e II, das turmas do turno diurno e noturno, desde 2010, atuando nas oficinas de teatro oferecidas para as(os) graduandas(os) do curso de Pedagogia.

Desse modo, o Núcleo busca compreender os contextos educacionais da atualidade e organiza seus procedimentos, propostas e ações tendo como ponto de partida as demandas educacionais locais, enfatizando a compreensão acerca da Educação Estético-Ambiental sobre o Teatro nos diferentes n íveis escolares. O NUPEATRO também desenvolve as oficinas de Teatro, de Literatura de Cordel e a de Leitura de Mundo Dramatizada para os(as) estudantes da educação básica e para os(as) graduandos(as) nos cursos de Pedagogia e de Letras. Este princípio norteia a formação de profissionais conscientes de suas responsabilidades sociais aliando com os saberes acadêmicos, uma vez que o NUPEATRO planeja suas atividades educativas por meio do diálogo com a comunidade. 

 

  • GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - GEALI

Coordenação: Gabriela Medeiros Nogueira e Silvana Maria Bellé Zasso

E-mails: geali.nepe.furg@gmail.com 

Site: geali.furg.br

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8487635620964312 

O Grupo de estudo e pesquisa em alfabetização e letramento – GEALI, foi criado em 2012, com registro no diretório da CAPES em 2018. O grupo está vinculado ao Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

Mais informações 

 

  • CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - CEAMECIM

Comissão Gestora: Aline Machado Dorneles - EQA, Débora Pereira Laurino  - IMEF, Fabiana Loréa Paganini Stein - IE, Joanalira Corpes Magalhães - IE, Lavínia Schwantes - IE e Rafaele Rodrigues de Araújo - IMEF

Telefone: (53) 3293-5310

E-mail: gestaoceamecim@furg.br  /  E-mail da Central de Empréstimos: central.ceamecim@gmail.com 

Site: ceamecim.furg.br

O Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática constitui-se por um centro interunidades (Instituto de Educação – IE, Escola de Química e Alimentos – EQA e Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF), cujo objetivo é desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão vinculadas às áreas de Ciências e Matemática com destaque para a formação de professores e atividades na Educação Básica.

 

  • GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE

Coordenação: Paula Regina Costa Ribeiro (líder) e Joanalira Corpes Magalhães (vice-líder)

Telefone: (53) 3293-5073

E-mail: sexualideescola@furg.br

Site: www.sexualidadeescola.furg.br/

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7430740971732314

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE – é constituído por docentes-pesquisadores/as da FURG e de outras universidades, mestres/as, mestrandos/as, doutores/as, doutorandos/as, bolsistas de iniciação científica e licenciandos/as da Universidade Federal do Rio Grande que têm se dedicado a estudar e pesquisar algumas questões centrais no estudo da sexualidade, como as identidades de gêneros e sexuais, a diversidade sexual, as configurações familiares, a homofobia, os corpos, os prazeres, os desejos, as infecções sexualmente transmissíveis, a Aids... Também tem buscado, nas suas diversas atividades, problematizar as desigualdades vinculadas aos corpos, aos gêneros e às sexualidades, bem como estimular o espírito investigativo, a curiosidade e a criatividade, valorizando, assim, o convívio social e o pluralismo. O GESE tem seus estudos pautados nos Estudos Culturais nas suas vertentes pós-estruturalistas, bem como, no campo dos Estudos Feminista e de Gênero e Estudos Gays e Lésbicos. Em suas pesquisas e cursos realizados, o GESE tem como propósito contribuir com informações relativas aos conhecimentos produzidos sobre as questões relativas aos corpos, aos gêneros e às sexualidades, a fim de que os mesmos sejam divulgados à comunidade científica, como também, de contribuir para que profissionais da educação básica e licenciandos/as possam  questionar e desestabilizar as suas compreensões e pedagogias vinculadas à sexualidade, abrindo “brechas” para a emergência de outras maneiras de pensá-la. 

 

  • LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE IDENTIDADES, CURRÍCULOS E CULTURAS - NÓS DO SUL

Telefone: (53) 3293-5211

E-mail: nosdosul@furg.br

Site:

 

  • GRUPO DE PESQUISA, EDUCAÇÃO, CULTURA, AMBIENTE E FILOSOFIA - GEECAF

Coordenação: Paula Corrêa Henning e Gizele Ruiz Silva

Telefone: (53) 99158-9434

E-mails: paula.c.henning@gmail.com e gisaruizsilva@gmail.com

Facebook: facebook.com/geecaf/

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0573933222084859

O grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia dedica-se a pesquisas no campo da Educação e da Educação Ambiental tendo como principal intercessora a Filosofia da Diferença e os estudos de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Gattari. Temos divulgado nossos estudos junto a diferentes Universidades, escolas, Congressos e através de publicação de artigos científicos em periódicos qualificados e livros institucionais. Realizamos ainda ações que promovem a formação continuada de professores da rede pública e privada da cidade do Rio Grande e região, problematizando os modos como experimentamos os espaços de pensamento no interior da escola e as educações ambientais possíveis no cenário contemporâneo.

 

  • REDE DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR - REPES

Coordenação: Gionara Tauchen e Cátia Piccolo Viero Devechi

Telefone: (53) 99956-4844

E-mail: giotauchen@gmail.com

Site: http://www.repes.furg.br/

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6658272870120697

 

  • GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E IN/EXCLUSÃO - GEIX

Coordenadora:  Kamila Lockmann

E-mail: kamila.furg@gmail.com

Site: www.geix.com.br

Instagran: www.instagram.com/geixfurg/

Twiter: twitter.com/geix_furg

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8181140838996080

O GEIX tem caráter interinstitucional sendo composto por pesquisadoras e pesquisadores de diferentes universidades, brasileiras e estrangeiras, que problematizam a inclusão como imperativo de Estado, analisando as articulações entre as práticas de in/exclusão e a governamentalidade neoliberal.

 

  • GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, CORPO, CULTURA DO MOVIMENTO HUMANO E SOCIEDADE - ECCOS

Coordenação:  Ângela Adriane Schmidt Bersch e Camila Borges Ribeiro

E-mails: angelabersch@gmail.com e camilaborges@hotmail.com

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8614991928041417

Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo de Estudos e pesquisa ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do movimento humano e Sociedade visa compartilhar estudos e pesquisas de iniciação cientifica, graduação, mestrado e doutorado de diferentes cursos e áreas da Universidade Federal do Rio Grande com diferentes instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais. Interlocuções efetuadas por meio de participação em Congressos, eventos educacionais e publicização de suas pesquisas e estudos em diversos meios (artigos científicos, livros, etc.) O grupo também objetiva a promoção de formação continuada de professores da rede pública e privada do município de Rio Grande e região. Linhas de Pesquisa 1 - Educação, Escola e Sociedade 2 - Corpo e cultura do movimento humano.

 

  • GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - PEnCie

Coordenação:  Lavínia Schwantes e Raquel Pereira Quadrado

E-mail: laviniasch@furg.br

Site: www.blogs.unicamp.br/pemcie/

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3151610762457321

O Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência (PEmCie) estuda as implicações da história, filosofia e estudos culturais da ciência na educação científica contemporânea, articulando a essas discussões as questões curriculares e de políticas públicas do ensino em ciências. Temos divulgado nossos estudos junto a diferentes Universidades, Congressos e publicado artigos científicos em periódicos qualificados, livros institucionais e no blog do grupo. Realizamos ainda ações que promovem a formação continuada de professores da rede pública dos municípios da FURG -  Rio Grande/RS e da Unicamp - Campinas/SP e regiões, problematizando os modos produzir a ciência e seu ensino no cenário contemporâneo.

 

  • GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, PEDAGOGIAS E SOCIEDADE - GEEPES

Coordenação:  Patrícia Ignácio e Caroline Braga Michel

Telefone: (51) 3662-7807

E-mail: patriciaignacio.furg@gmail.com

YouTube: youtube.com/c/GEEPES

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8641355647759185

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Pedagogias e Sociedade - GEEPES procura investigar a forma como a Educação ocorre nas sociedades contemporâneas, à luz de autores filiados às teorizações pós-estruturalistas, dos Estudos Culturais e das Teorias que envolvem o Ensino e a Aprendizagem. Para ampliar seus entendimentos sobre as Pedagogias que transitam nos espaços e tempos escolares e as formas como se dão os processos de ensino e de aprendizagem, toma como pano de fundo as diferentes tendências pedagógicas, filosóficas, históricas e sociológicas. Ademais, está fortemente vinculado a inúmeras ações voltadas à formação de professores,  as quais objetivam contribuir e qualificar a formação docente e as práticas pedagógicas da Educação Básica e Superior. 

 

  • GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA DOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS E MARÍTIMOS - GESCEM

Coordenação:  Alan Goularte Knuth, Dra. Geruza Tavares D’Avila, Dra. Rita de Cássia Maciazeki Gomes e Ceres Arejano

E-mail: alan_knuth@yahoo.com.br 

Facebook: facebook.com/Gescem-FURG-101710704881632 

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1183009480319595 

Regimento: psicologia.furg.br/images/GESCEM_Regimento_Laboratorio.pdf

O GESCEM tem como finalidade desenvolver ações e pesquisas em saúde coletiva, de modo interdisciplinar desde o extremo sul do Brasil. Engloba estratégias de educação e intervenção nos diversos níveis de atenção à saúde, buscando a integração de distintos saberes em atividades de ensino, pesquisa e extensão, em diálogo com as políticas públicas e diferentes coletivos.

 

  • CIRANDA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E AMBIENTE - CIPEA

Coordenação:  Cláudia da Silva Cousin

E-mail: profaclaudiacousin@gmail.com 

Site: grupodepesquisacipea.wordpress.com/ 

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0281082703736953 

O Grupo de Pesquisa CIPEA desenvolve pesquisas no âmbito da Educação e do Ambiente, com ênfase na formação de professores, ensino de Geografia, Educação Ambiental, Pertencimento e Ambientalização Curricular.

 

  • REDE INTERNACIONAL PARA A SOCIOLOGIA DO ESPORTE

Coordenação: Billy Graeff Bastos

E-mail: billygraeff@furg.br

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7438692629494254 

A Rede Internacional para a Sociologia do Esporte é um grupo de pesquisa formado por 11 pesquisadores de 7 diferentes países. Seu principal propósito é produzir conhecimento de maneira crítica na área da sociologia do esporte, com foco em tópicos como mega eventos esportivos, esporte para o desenvolvimento e a paz, gestão do esporte, migracao, desigualdades sociais e esporte, e movimentos sociais e esporte.

 

  • CENTRO DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - CEMEDU

Coordenação: Ivone Regina Porto Martins

Telefone: (53) 99163-0128

E-mail: regpmartins@gmail.com

Site: centrodememoriadaeducacaofurg.blogspot.com/

Facebook: facebook.com/centrodememoriadaeducacaoIEFURG 

O Centro de Memória da Educação faz parte do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG e constitui-se num espaço permanente de estudo, pesquisa e extensão voltado para o resgate, preservação e divulgação da História da Educação em Rio Grande.

 

  • GRUPO DE PESQUISA E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - GRUPESF

Coordenação: Luciana Toaldo Gentilini Ávila

Telefone: (53) 98123-0515

E-mail: lutoaldo@msn.com

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0194461089353193 

O Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (GRUPESF), vinculado ao curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), visa contribuir com a produção de conhecimento no campo da Educação Física escolar e não escolar. Tem como objetivo investigar temáticas relacionadas à formação do professor de Educação Física, tendo em vista seus diferentes espaços de atuação profissional.

 

  • GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA ECOINFÂNCIAS - INFÂNCIAS, AMBIENTES E LUDICIDADE

Coordenação: Narjara Mendes Garcia e Ângela Adriane Schmidt Bersch

Telefone: (53) 3293-5132 ou (53) 99125-1217

E-mail: narjaragarcia@furg.br 

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5120214683340546 

O grupo de Estudos e Pesquisa ECOINFÂNCIAS - Infâncias, Ambientes e Ludicidade foi criado em janeiro de 2018 na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, como parte das ações do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação das Infâncias - NEPE. O grupo tem como função compartilhar pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado com o foco na formação de educadores para o trabalho com as infâncias em ambientes lúdicos e educativos. As ações de investigação dos pesquisadores, estudantes e colaboradores estão associados ao campo da Educação Ambiental,  Educação Infantil e Educação Física com crianças. As pesquisas e atividades de extensão do grupo apresentam repercussões na produção de conhecimento e na formação de professores/as da Educação Básica, dos estudantes dos cursos graduação em Pedagogia e Educação Física, dos pós-graduandos do PPGEA/ FURG e do PPGEdu/ FURG e dos educadores das infâncias em contextos não formais e informais.

 

  • GRUPO DE ESTUDOS EM FILOSOFIAS EMERGENTES - GEFE

Coordenação: Tamires Lopes Podewils (líder) e Simone Grohs Freire (vice-líder)

E-mail: gefefurg@gmail.com 

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9198381061975184

O Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes é composto pelo entrelaçamento de temáticas filosóficas que se propõem a colaborar com a compreensão sobre as dimensões sociais e históricas do ser humano e de suas relações na atualidade. Conceitos como produção e reprodução social, ética, estética, política e epistemologia perpassam questões latentes à vida cotidiana: Os sentidos da formação humana; a natureza e a Educação Ambiental; mulheres, feminismos e esquerdas; raça, classe e sexualidade, são alguns dos atravessamentos cotidianos que, desenvolvidos teoricamente pela via da Filosofia e da Educação Filosófica ganham materialidade nas lutas anti-opressão.

 

  • GRUPO DE ESTUDOS SOCIOCULTURAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER - ESC

Coordenação: Gustavo da Silva Freitas

Telefone: (53) 99945-4464

E-mail: gsf78_ef@hotmail.com  

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2423332677353648

O grupo de pesquisa possui duas linhas de interesse em diálogo com as Ciências Humanas e Sociais. A primeira se refere às "Memórias da Educação Física, Esporte e Lazer", cujo objetivo é investigar e problematizar aspectos históricos da Educação Física e das práticas corporais modernas sob uma perspectiva não disciplinar, tendo a memória como uma das principais ferramentas metodológicas. A segunda linha abrange as "Práticas Corporais e Processos Educativos", cujo objetivo é analisar o funcionamento dos processos educativos no âmbito escolar e não escolar acerca das questões que envolvem o corpo e as práticas corporais na contemporaneidade. 

 

  • GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA DA COMPLEXIDADE - GEC

Coordenação: Humberto Calloni

Telefone: (53) 99971-1454

E-mail: hcalloni@mikrus.com.br  

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3311509636709782

O Projeto visa ao estudo aprofundado da compreensão do conceito de complexidade, notadamente a partir das contribuições filosóficas de Edgar Morin. Trata-se da criação de um Grupo de Estudos que se organiza em torno da leitura, análise e reflexão do paradigma da complexidade, tal como é entendido nas obras de Morin, num diálogo aberto a outras autorias.

 

  • LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EXATAS  - LEACE

Coordenação: Patrícia Ignácio, Janaína Soares Martins Lapuente e Caroline Braga Michel

E-mail: patricia.ignacio@furg.br

Site: leace.furg.br 

O Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Ciências Exatas - LEACE tem por objetivo oferecer um ambiente/espaço para estudos, criação, planejamento, pesquisa, acervo e desenvolvimento de planejamentos e de materiais didático-pedagógicos para os alunos das disciplinas de Organização Escolar e Trabalho Docente, Oficinas em Ciências Exatas I e II, Tutorias I e II, Estágios I e II e Didática, do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas e professores da Educação Básica.