O Instituto de Educação originou-se do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC, o qual historicamente construiu sua identidade na Formação de Professores.O Instituto atende todas as licenciaturas da universidade com as disciplinas da área da Didática, Estágios, Políticas Públicas da Educação e Filosofia da Educação e contribui na formação de outros cursos de graduação com disciplinas da área da metodologia cientifica, da filosofia e da Educação Física.

Desde sua criação, contou com a colaboração de vários docentes à frente do cargo de chefia, os quais destacamos:

 

Solange Grafulha de Carvalho Leitão (1981 a 1984)

Marise Costa Prado (1985 a 1989)

Jovino Geraldo Mansan (1989 a 1991)

Maria Mirta Oliveira da Silva (1991 a 1993)

DorildaGrolli (1993 a 1997)

Aloísio Rucheinsky (1997 a 2001)

Ivalina Porto (2001 a 2004)

Alfredo Schorloke (2004 a 2007)

Vera Torres das Neves (2007 a 2008-1ºsem)

Silvana Maria BelléZasso (2º sem. 2008 a 2012)

Maria Renata Alonso Mota (atualmente)

 

A criação do Instituto de Educação aconteceu no contexto da reestruturação da FURG, iniciado em 2006. Nossa unidade é constituída por profissionais que têm a Educação por foco de trabalho/estudo e a Formação de Profissionais em Educação como o eixo que lhe confere identidade. Atualmente, conta com cerca de 80% de docentes doutores em seu quadro. Nos últimos anos, tem dado continuidade ao trabalho de ensino, pesquisa e extensão voltados aos processos educativos, em espaços escolares e não escolares; ao mesmo tempo, tem criado novos cursos de graduação, tanto na modalidade presencial quanto à distância; e ainda, novos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.A partir de 2014, o Instituto passou a contar com docentes atuando nas licenciaturas nos campus de Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul.

O Instituto de Educação possui dois cursos de Licenciatura presenciais: Pedagogia e Educação Física. No período de 2010 a 2014, ofereceu uma turma especial do curso de Pedagogia, para professores em exercício, o curso foi vinculado ao PARFOR. Na modalidade à distância, o IE possui o curso de Pedagogia.

Estão lotados no Instituto de Educação três cursos de pós-graduação Stricto Sensu. O programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental com Mestrado e Doutorado e que completa 20 anos em 2014. O programa de pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde com mestrado e doutorado, que funciona desde 2006 de modo pioneiro como um curso Interinstitucional, sendo uma associação ampla entre as universidades: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Rio Grande – FURG e Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Na FURG, o curso envolve quatro unidades acadêmicas: Instituto de Educação, Escola de Química e Alimentos - EQA, Instituto de Ciências Biológicas - ICB e Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF. Por último, o programa de pós-graduação Educação, aprovado pela CAPES em 2011, com o curso de Mestrado.

O Instituto também possui cursos de pós-graduação latu sensu. Em 2014, encontravam-se em funcionamento os cursos de Educação Física Escolar oferecido na modalidade presencial e os cursos de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Educação Ambiental na modalidade a distância.

Constantemente o Instituto de Educação reafirma seu compromisso com a formação inicial e continuada de professores, com a Educação Básica e todos os processos educativos formais e não-formais. Esse compromisso é evidenciado na sua participação em diferentes projetos e programas nos quais destacamos: Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência - PIBID; Observatório da Educação; Programa Novos Talentos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC; Programa de Extensão Universitária - PROEXT; Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica – RENAFOR, Programa de Educação Tutorial – PET, entre outros.